Gatilhos Mentais pra Dentista - HISTÓRIA
O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?
São também chamado de Técnicas de conexão, Padrão de comportamento no automático: são técnicas que se conectam com o sistema 1 (resposta rápida) do cérebro, pelo fato desse sistema responder no automático, ele tem o poder de conexão, influência, persuasão, atração e engajamento fortíssimo.
Quando usamos esses gatilhos, nós conversamos com o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções e os comportamentos sociais. Os gatilhos mentais levam quem está te ouvindo a agir, mesmo que o lado racional dele queira impedir ele de agir. Faz com que a pessoa queira tomar uma ação, e muitas vezes ela não consegue nem explicar porque de quer fazer.
Existem vários e vários gatilhos mentais, mas vamos falar aqui do Gatilho mental da:
HISTÓRIA
Desde os tempos das cavernas a gente, por algum motivo, é condicionado a ouvir histórias. E por que que eu decidi começar falando sobre a história? Por que, no consultório, quando você estiver conversando com o cliente, você precisa fazer com que ele preste atenção em você, no que você está explicando pra ele (principalmente), se ele não prestar atenção em você, ele não vai entender nada do que você está falando, da importância de fazer o tratamento que você está propondo, o porque que deve ser feito desta maneira e DIFICILMENTE VAI COMPRAR A SUA IDEIA!
A história é um dos mecanismos mais eficientes pra pessoa prestar atenção e continuar com a atenção em você, porque veja bem: a gente tem um negócio dentro da gente que fala que a gente PRECISA saber o que vai acontecer no final! Um exemplo muito bom, e eu acredito que muitos são como eu, que começa a ver um filme ou uma série, e tá uma porcaria mas a gente não consegue e não quer parar porque a gente precisa saber o que acontece no final! Não é verdade? Lógico, se for muito ruim mesmo a gente deixa sem problema, mas é difícil, fica um sentimento... haha porque apesar de ruim você quer ver como termina, simplesmente pra satisfazer um desejo que geralmente a gente nem sabe explicar qual é!
Então, voltando pra Odontologia, o que que você pode fazer? E isso funciona muito bem tanto nas redes sociais como com o paciente no consultório.
- História de casos de clientes, lógico, sem expor a identidade do paciente. Fala pra mim, o que que você acha que gera mais engajamento, isso nas redes sociais, você postar uma foto só dos dentes, um antes e depois de colocar facetas, e colocar lá na descrição uma frase qualquer falando de facetas e embaixo, agende sua avaliação ou então colocar a mesma foto e na legenda descrevendo o caso daquele paciente, o porque ele decidiu colocar as facetas, o que o incomodava, quais os problemas que ele enfrentava no dia a dia que o levou a tomar essa decisão e o que mudou na vida dele depois do tratamento... agora imagine você conversando desta mesma forma com o paciente na cadeira, você contando essa história desse seu paciente...
- Outro exemplo bem legal também é você usar o gatilho mental da história pra contar a sua história dentro da odontologia, as suas conquistas, a sua caminhada... por exemplo, eu estou vendo vários colegas que estão fazendo reformas ou mudando o consultório de endereço e daí ele coloca a foto lá na rede social e fala “estamos em novo endereço ou estamos finalizando as reformas, agende a sua consulta!” aí imagina se ao invés de você colocar isso, você escreve um texto falando da sua caminhada até aqui, de tudo que você teve que superar pra conquistar tudo o que está conquistando e de como tudo isso é importante, aproveitando e jogando aqui dentro da história outros gatilhos mentais também... Qual você acha que vai gerar mais empatia e conexão?
E é fácil fazer isso? Para algumas pessoas é mais fácil para outras nem tanto e o que você pode fazer pra tornar isso mais fácil? Treinar! Especialmente pra conseguir desenvolver isso no consultório com o paciente na sua frente! Eu gostaria que você fizesse um teste!
Eu sei que tem muitos dentistas que tem um portfólio de imagens que apresentam pro cliente na sua primeira consulta, mas a maioria apenas mostra as imagens, experimenta contar uma história, falar sobre as transformações que foram relatadas e como você viu a vida daquela pessoa mudar, comece a fazer isso, mude a forma como você apresenta os seus resultados, e analise as reações, anote tudo que observar e aí compare qual forma foi mais efetiva e gerou mais conexão e resultados ;)
Deixe um comentário