Gatilhos Mentais na Odontologia

Gatilhos Mentais pra Dentista - PROVA

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?

São também chamado de Técnicas de conexão, Padrão de comportamento no automático: são técnicas que se conectam com o sistema 1 (resposta rápida) do cérebro, pelo fato desse sistema responder no automático, ele tem o poder de conexão, influência, persuasão, atração e engajamento fortíssimo.

Quando usamos esses gatilhos, nós conversamos com o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções e os comportamentos sociais. Os gatilhos mentais levam quem está te ouvindo a agir, mesmo que o lado racional dele queira impedir ele de agir. Faz com que a pessoa queira tomar uma ação, e muitas vezes ela não consegue nem explicar porque de quer fazer.

Existem vários e vários gatilhos mentais, mas vamos falar aqui do Gatilho Mental da:

PROVA:

(Não tem a ver com a quantidade)

A prova é outro gatilho muito legal e poderoso e toda vez que eu vou falar sobre este gatilho eu me lembro de uma frase que é: “O que falam de você tem maior potência do que você falando.”

O que significa isso? Significa que quando a gente ouve alguém falando bem de outra pessoa, de forma espontânea e natural, a gente tende a acreditar mais do que se fosse a própria pessoa falando. Quem que nunca conheceu alguém que fica “ah, porque eu sou muito bom, ah porque fulano falou isso de mim...Ah que não sei o que... ENXE O SACO! A gente pensa: “meu, essa pessoa se acha demais! 🙄E a gente tende a desacreditar ou desconfiar de tudo aquilo ali que a pessoa está nos falando, MESMO QUE SEJA VERDADE! Não importa, é o nosso inconsciente!

Agora, o que acontece quando uma pessoa fala bem de outra? Ela tá indicando! “Olha, eu fui e realmente ele é muito bom! Ela me tratou assim assim assado... eu adorei! Ela é muito atenciosa... Pronto! Aquela indicação é uma prova de que realmente você é bom, pra essa pessoa que está ouvindo.

E no que isso te ajuda? O seu esforço pra conquistar esse cliente, pra negociar com ele um tratamento será muito menor se ele já chegar com essa indicação, porque na cabeça dele, tudo aquilo de bom que você fez por aquela outra pessoa, você vai fazer por ele também e ele quer ter essa experiência boa e não quer correr o risco de ir em alguém que ele não conhece.

Mesmo que ele não te conheça pessoalmente, mas o fato de ouvir outra pessoa falando sobre você, de alguma forma faz com que ele sinta mais confiança e conexão com você, com o seu trabalho! Então, ele ouvir de outras pessoas a sua forma de tratar seus pacientes, o quanto você é atencioso, preocupado, dedicado, caprichoso, ouvir que você tem “mão leve” haha (eu adorava ouvir isso!)... tudo isso vai criando na cabeça dele uma imagem positiva a seu respeito, e no final, mesmo que ele não te conheça ele acaba sentindo uma proximidade com você.

E o que você pode fazer pra ativar esse gatilho?

  • Depoimentos (avaliações, depoimentos e resenhas, comentários, vídeos, texto). Isso aqui é o poder!!!

Eu tenho certeza que você tem alguns pacientes que são apaixonados por você! Que te elogiam, te indicam pacientes, que demonstram que são gratos por tudo que você proporcionou na vida delas.

Faça com que essas pessoas contem sobre as transformações que você causou na vida delas, tem muito paciente que adora fazer isso! Se você conseguir com que essa pessoas grave um vídeo, mais legal ainda! 

Mas cuidado! Não vá sair igual doido pedindo depoimento e vídeo pra todo paciente! Tem uma maneira certa de fazer essa abordagem, você precisa criar um Script pra captar depoimentos de qualidade... então planeje!

Se você não tem nenhum depoimento, nadinha... faça assim:

1. Comece pensando naquele seu paciente MAIS AGRADECIDO.

2. Você vai pensar em como você vai abordar esse paciente

3. Monte um Script! Aqui é importante que você pense especificamente no caso dele. O que teve de diferente neste caso que seria legal abordar, algum acontecimento que ocorreu durante o tratamento, as vezes teve uma situação engraçada, uma dificuldade que foi preciso superar, uma mudança no planejamento... isso tem que ser abordado! É por isso que você precisa passar uma ideia de depoimento quando você for fazer a abordagem. Você não vai ditar como o depoimento tem que ser, mas você pode sugerir que o paciente comente sobre determinado assunto, assim você tem maiores chances de captar um depoimento que seja muito muito bom!

4. Sempre confirme antes de sair postando se tudo bem você colocar isso nas suas redes sociais, se a pessoa fez um vídeo, provavelmente já sabe mas você precisa confirmar! Se você receber por escrito, confirme se tudo bem expor a sua identidade, se não, coloque apenas a mensagem.

5. E NUNCA ESQUEÇA DE AGRADECER! Jamais! Quando a gente apenas pede um depoimento, sem oferecer nada em troca para isso, não podemos pensar no tratamento, porque fomos pagos para isso e também não podemos pensar que será pelo bom atendimento, porque isso é essencial, quando a gente pede um depoimento e não dá nada em troca, o paciente está sim nos fazendo um favor e o mínimo que podemos fazer é agradecer e se possível, retribuir de alguma forma. 

Você também pode mostrar:

  • Trabalhos/resultados (você está provando que você faz aquilo, que você já resolve outros casos semelhantes e que você tem capacidade técnica pra fazer o caso dele)
  • Como é feita a Biossegurança no consultório (quando você mostra explica pra ele os processos, você está provando que você faz aquilo no consultório, que você se importa e que ele pode ficar tranquilo porque ali realmente as coisas são feitas corretamente e existe uma preocupação quanto a isso. A biossegurança é apenas um exemplo mas você pode explorar todo tipo de conteúdo que venha reafirmar a preocupação com o paciente, a preocupação em entregar o melhor, o cuidado e zelo)
  • Cursos que você esteja fazendo ou que ja fez. Uma dica é separar este tipo de conteúdo para usar nas quintas (dia oficial do #tbt - relembrar momentos)
  • Fotos com grandes mestres, as vezes você tinha o sonho de fazer um curso com aquele professor fod@ e agora você conseguiu.
  • Mimos que recebe no consultório e também os que oferece para os pacientes...

Enfim, dá pra “brincar” com muita coisa!

E repare que os gatilhos se entrelaçam e com um único tipo de conteúdo a gente consegue trabalhar, as vezes, mais de um gatilho, porque na verdade estão todos conectados.

Receba as novidades em primeira mão assinando minha newsletter

Ao enviar esta solicitação de newsletter, eu autorizo a Fernanda Gazzotto me enviar comunicações de marketing por e-mail. Posso cancelar a qualquer momento.

Veja a Política de Privacidade.