Gatilhos Mentais na Odontologia

Gatilhos Mentais pra Dentista - AUTORIDADE

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?

São também chamado de Técnicas de conexão, Padrão de comportamento no automático: são técnicas que se conectam com o sistema 1 (resposta rápida) do cérebro, pelo fato desse sistema responder no automático, ele tem o poder de conexão, influência, persuasão, atração e engajamento fortíssimo.

Quando usamos esses gatilhos, nós conversamos com o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções e os comportamentos sociais. Os gatilhos mentais levam quem está te ouvindo a agir, mesmo que o lado racional dele queira impedir ele de agir. Faz com que a pessoa queira tomar uma ação, e muitas vezes ela não consegue nem explicar porque de quer fazer.

Existem vários e vários gatilhos mentais, mas vamos falar aqui do Gatilho Mental da:

AUTORIDADE

Nós sabemos que existe uma tendência a seguir e obedecer autoridades, não é verdade?

Assim como os outros gatilhos mentais, existem vários estudos que são feitos pra avaliar o comportamento diante de algumas situações e um estudo que eu gosto muito de contar, é um experimento que foi realizado em 1966 em que foram feitos vários telefones pra diversas alas, dentro do Hospital, e neste telefonema a pessoa de dizia médico e passava uma dosagem absurda de um medicamento que nem era liberado pra ser administrado naquela área e em 95% dos casos as enfermeiras chegaram a preparar a medicação e se dirigir pro quarto pra ministrar...

Então nesse experimento, as enfermeiras desobedeceram pelo menos 4 normas do Hospital apenas porque a ordem veio, teoricamente, se uma pessoa com mais autoridade que elas:

1. Violaram as politicas do Hospital ao aceitarem uma prescrição por telefone

2. A medicação não era autorizada para aquela ala

3. A dose era absurdamente excessiva

4. e acataram ordem de alguém que nunca tinham visto e nem falado ao telefone.

E como estimular esse gatilho mental no paciente?

  • A melhor forma de passar autoridade é GERANDO RESULTADOS! Isso é indiscutível
  • Você também pode evidenciar Títulos/cursos/palestras/congressos que você participou: tudo de uma maneira natural e despretensiosa e é sim interessante você mencionar todas essas coisas. Mas cuidado para não parecer arrogante! O legal aqui é você usar a autoridade mas sem parecer que está usando, afinal, ninguém gosta de alguém que fica se gabando dos títulos...
  • Estar presente nas redes sociais, postar conteúdos, vídeos... só o fato de você estar lá se posicionando, a pessoa já pode te ver como uma autoridade. Se você já fez alguma palestra, deu alguma aula e tenha imagem desses momentos, é bem interessante usar. As pessoas associam essas coisas com autoridade.
  • E até a roupa entra nessa questão de autoridade, por exemplo: Doutores, experimentem colocar uma gravata, caso você não use, para atender, primeiro que você vai ver o tanto que as pessoas irão observar e te fazer elogios, outra coisa que só pelo fato de você estar usando a gravata a sua postura tende a ser outra e você passa a ser visto como alguém mais profissional, mais sério e respeitado.
  • E os sapatos também contam!

Doutoras, um salto alto é o poder, não é? 👠✨ de quem gosta, não é o meu caso! Mas faz diferença sim! Tanto que eu tenho amigas que andam com o salto dentro da bolsa e só colocam quando vão atender, só o fato de ficar mais alta que o paciente, automaticamente te dá mais autoridade, sem contar que com o salto você alinha sua postura, tende a andar mais reta, com a cabeça olhando pra frente e tudo isso, todos esses pequenos detalhes somados, mudam a percepção em como as pessoas nos enxergam.

E isso também vale para os doutores, um sapato social, limpo, bem cuidado diz muito sobre você. Imagina o que o paciente pensa ao te ver com um tênis de academia, encardido e mal cuidado tadinho... e o que ele pensa ao te ver bem apresentado 😉

Lembre-se: autoridade não é algo que você tem mas é a percepção que as pessoas têm sobre você.

Receba as novidades em primeira mão assinando minha newsletter

Ao enviar esta solicitação de newsletter, eu autorizo a Fernanda Gazzotto me enviar comunicações de marketing por e-mail. Posso cancelar a qualquer momento.

Veja a Política de Privacidade.