Gestão na Odontologia

Dentista e a Gestão de Carreira

GESTÃO DE CARREIRA

O que é isso?

Uma grande amiga veio me perguntar o que é “Gestão de carreira” que eu tanto falo… 

Achei muito interessante, até porque, foi um assunto que deu alguns burburinhos lá no Instagram quando fiz uma postagem sobre isso. 

A gestão de carreira (assim como em empresas, geralmente as de grande porte tem isso muito bem estabelecido) é basicamente um planejamento do que você quer fazer com a sua carreira, quais passos você tem que dar para chegar onde quer, e essa é a questão mais importante, ONDE VOCÊ QUER CHEGAR? E seria muito, muito bom se tivéssemos isso bem nítido na nossa cabeça enquanto estávamos na faculdade ou assim que acabamos de nos formar, mas isso na maioria das vezes não acontece, não é verdade? A gente não para pra pensar sobre essas coisas durante a faculdade, pelo menos eu não pensei! Sim, há exceções! Eu sei! 

Fazer uma gestão da carreira seria basicamente refletirmos, de forma profunda, sobre os nossos interesses, desejos e o que vai nos realizar dentro da profissão e, com isso, formular nossos objetivos e nossas meta, então, faça essas perguntas a você mesmo:

  • O que eu quero? 
  • Onde quero chegar? 
  • Como eu vou fazer para chegar até lá? 

Você está me entendendo? 

Por exemplo, quando eu me formei, eu não parei para pensar (por imaturidade e falta de orientação), em coisas como: 

✅ Eu vou montar meu consultório ou eu vou trabalhar para outras pessoas? Se eu vou montar o meu, eu tenho o dinheiro ou vou emprestar? Quem pode me ajudar? Se eu for trabalhar para os outros, quanto tempo e quanto de dinheiro eu tenho que economizar caso eu queira abrir o meu negócio?

✅ Que tipo de público eu quero atender? Eu tenho habilidade técnica pra atender esse público? Se eu não tenho, o que eu posso fazer para conseguir isso?

✅ Eu quero montar uma clínica ou um consultório particular? Quero trabalhar sozinha ou com uma equipe? Qual o meu perfil?

✅ Eu vou explorar o meu nome ou o nome da clínica/marca? 

✅ Eu vou fazer alguma especialização/residência/atualizações? Se eu vou, em que área? Mas porque? Eu realmente gosto ou só acho que vai me render dinheiro? É uma área em crescimento? Tem grande procura na minha região? Vou ter muitos concorrentes?

✅ Eu quero fazer especialização ou mestrado? Mas porque? Eu pretendo dar aula? Quero dar aula e clinicar ou um ou outro?

✅ Eu vou mudar de cidade ou aqui é bom para meu negócio? 

✅ Eu tenho ajuda? Se eu tenho, ótimo! Se eu não tenho, onde vou me apoiar? Quem pode me ajudar a crescer?

... essas são alguns exemplos das tantas perguntas e questionamentos que deveríamos pensar e não pensamos (novamente, nós a maioria!). Acredito muito que as coisas estão mudando e essa conscientização está aumentando! 🙏✨⠀

No post que fiz no Instagram, eu cito que, o meu erro foi não ter pensado sobre essas coisas e ter achado que fazer uma especialização poderia melhorar as coisas pra mim. Mas eu aprendi que nada melhora se não tivermos um planejamento, se não soubermos onde queremos chegar! Não é mesmo?! Não é uma especialização, que milagrosamente irá te colocar em uma posição melhor do que a que está agora.

Claaaaaro que se especializar é super importante! Além da Odontologia ser uma profissão que exige aperfeiçoamento técnico e estar em constante mudança e inovação com materiais e técnicas novas e revolucionarias, especializar-se também agregar valor ao nosso trabalho, ao que oferecemos para o paciente, nos dá segurança em fazer certos procedimentos, nos dá segurança e autoridade naquilo que fazemos. E por ter todas essas características é que precisamos nos manter atualizados e sempre praticando e aprendendo, seja em cursos, especializações, atualizações, congressos… a Odontologia não é uma profissão teórica, pelo contrário, é extremamente prática e precisamos treinar!

O erro está em invertermos a ordem! Ou no mínimo não sabermos o que queremos trilhar na profissão. Já vi colegas que logo após a faculdades investiram pesado em cursos e formação complementar, mas isso fazia parte do seu plano de carreira, eles tinham condições em investir nessa parte primeiro e sempre apoiados num planejamento, nunca esperando que um título fosse fazer milagres… 

Se eu pudesse ter me dado um conselho, eu diria: “se planeja mulher!” rs porque isso é a base de tudo pra alcançarmos o que realmente almejamos, por isso, não perca tempo, tire um tempo pra pensar sobre isso e não deixe simplesmente que as coisas aconteçam em sua vida. Tire um tempo pra pensar sobre tudo isso e ter objetivos claros sobre cada passo necessário, sobre o que você precisa fazer pra alcançar o que deseja, certo?! 🚀

Me acompanhe nas redes sociais, me envie uma mensagem, vamos conversar sobre isso se você quiser :)

Um grande beijo

e vamos juntos, porque juntos somos mais fortes.

Receba as novidades em primeira mão assinando minha newsletter

Ao enviar esta solicitação de newsletter, eu autorizo a Fernanda Gazzotto me enviar comunicações de marketing por e-mail. Posso cancelar a qualquer momento.

Veja a Política de Privacidade.