Marketing Digital na Odontologia

Dentista, você conhece o público que deseja e consome o seu serviço?

Doutor (a), você já parou para pensar o que os seus pacientes possuem em comum? Quais gostos, costumes, preferências, hobbies, sonhos, desejos, medos, além do nível de escolaridade, classe social, sexo e idade que possuem? Quais características eles têm em comum e os tornaram seus clientes?

E você já parou para pensar nos grupos de pessoas que possuem características semelhantes e que poderiam se tornar seus pacientes? E o que fazer para chamar a atenção dessas pessoas?

O Público-alvo e a Persona são conceitos que irão te ajudar a responder essas questões e é o que faz a potencialização das suas campanhas de Marketing, especialmente digital. Com certeza você já viu um colega reclamando que faz, faz e faz marketing digital mas não tem resultado nenhum, ou então, você mesmo já passou por isso, não é mesmo? Pois bem, não adianta você fazer postagens, fazer um anúncio e achar que vai chover clientes querendo agendar um horário com você, sem antes ter definido as pessoas que você quer atingir, as características específicas dessas pessoas que possuem maior chance de se conectar com você, com o seu serviço... Não adianta querer vender um tratamento reabilitador para um jovem de 18 anos, com raras exceções, esse público não vai se conectar com você e com este serviço. Do mesmo jeito, não adianta você Odontopediatra querer dar dicas para homens, jovens e solteiros! Se você me entendeu, entendeu também a importância desses dois conceitos.

Fazer marketing digital pra divulgar a sua marca é algo incrível, entretanto, se você realmente quer ter resultados com isso, você precisa ter noções sobre algumas coisas, entre elas as pessoas que devem entrar em contato com o seu conteúdo, ou seja, quais as características em comum das pessoas que devem vem os meus perfis, as minhas divulgações?

Público-alvo e Persona são conceitos diferentes, vamos entender cada um deles?

O que é Público-Alvo?

É uma fração da sociedade que possuem um perfil semelhante, ou seja, características iguais. Você pode segmentar os seus consumidores em grupos de: interesses, objetivos, grau de escolaridade e gênero, por exemplo. Quanto mais completo este perfil estabelecido, maior será a chance de você se conectar com as pessoas certas.

Se você tem uma consultório ou uma clínica e oferece diversos tratamentos, tenha em mente que para cada especialidade que você atende, vai existir um perfil de paciente diferente, porque as necessidades são diferentes para cada um deles e o consumidor segue se tornando cada vez mais específico e procurando por uma comunicação mais personalizada.

Para compor o público-alvo, é preciso considerar características demográficas, comportamentais e socioeconômicas desse grupo. Isso inclui dados como:

  • Faixa etária;
  • gênero;
  • poder aquisitivo;
  • profissão;
  • classe social;
  • localização;
  • educação;
  • hábitos de consumo, entre outros.

Exemplo de público-alvo para Odontopediatras:

mulheres grávidas ou com bebês, entre 28 e 40 anos (dependendo a classe social), que morem na cidade São Paulo/SP, com renda entre R$2000 e R$4500 e ensino médio completo e que acessam a internet através de um smartphone iPhone.

Exemplo 2 de público-alvo:

homens, entre 30 e 65 anos, que morem na cidade de Londrina/PR, com renda entre R$3000 e R$6000, ensino superior completo, que joguem futebol como esporte.

O que é Persona?

O público-alvo, de forma resumida, é o perfil geral dos potenciais clientes, e compreende um grupo maior de pessoas, já a persona é uma fatia do público-alvo, é a representação do perfil de comprador que seria o seu cliente ideal, ou seja, traz um perfil muito mais detalhado e restringe a quantidade de pessoas alcançadas.

Para definir uma persona, não basta apenas considerar aspectos demográficos e socioeconômicos, como é o caso do público-alvo. É preciso um trabalho mais minucioso de pesquisa para entender também características um pouco mais subjetivas desses clientes.

Nesse momento, serão levantadas informações como:

  • Qual o gênero? (dar um nome pode facilitar ainda mais você visualizar este perfil)
  • qual sua idade?
  • qual sua ocupação profissional?
  • qual seu grau de escolaridade?
  • quais são seus maiores desafios/medos?
  • quais são seus objetivos/desejos?
  • quais dificuldades a persona enfrenta no dia a dia?
  • quais são suas objeções de compra mais comuns? (por que ela não compra? Quais as “desculpas”?)
  • quais são suas maiores dúvidas no momento da compra?
  • em quais canais de comunicação ela busca por informações? Onde ela mais está? Qual rede social mais usa?
  • que tipo de conteúdo consome? O que gosta de ver? O que gosta de compartilhar?
  • como você pode ajudar a resolver esses problemas.

Durante esse estudo você poderá levantar mais de um perfil ideal de clientes, e não há problema algum. O importante é saber diferenciá-los e mostrar para serviço cada uma dessas personas é indicada, tornando o trabalho de marketing ainda mais eficaz.

Se você criar a sua Persona, suas chances de ter sucesso com o Marketing, tanto na forma digital como na forma tradicional, são enormes! Pois você estará atingindo exatamente as pessoas que buscam o seu serviço ou pessoas que você quer alcançar, você estará falando a mesma língua delas e isso vai gerar mais conexão entre você e elas.

Sempre é bom lembrar que este estudo deve ser feito regularmente, eu indico que no máximo de ano em ano você faça novas pesquisas para verificar se seu público continua o mesmo ou está mudando e assim você pode adequar suas estratégias!

Com certeza não é fácil! É UM ESTUDO! E vai exigir sua atenção, você precisa pensar com calma e se for necessário, peça ajuda para um profissional. Mas não deixe de ter isso muito claro, irá potencializar suas campanhas e seus resultados. 

Com público-alvo e persona bem identificados você terá mais assertividade na produção de seus conteúdos, sua identidade visual também deve estar de acordo com eles, afinal, as pessoas se identificam com a sua marca assim que entram em contato com ela ou acham que não tem nada a ver com elas? Sem contar no momento de direcionar suas campanhas de marketing digital, se você não conhecer bem para quem quer mostrar seu conteúdo, vai ficar desperdiçando temo e dinheiro aparecendo para pessoas que não têm semelhanças nenhuma com seu cliente ideal e dificilmente irá consumir de você.

Portanto, reserve um tempo para fazer isso com calma, se tiver uma equipe, se reúna com eles e escute a todos, façam este estudo juntos e com o tempo vocês vão aprimorando. Dificilmente você terá um perfil 100% fiel logo de primeira, e isso é totalmente normal, o importante é que você se preocupe em começar a entender melhor o perfil do seu paciente.

Desejo boa sorte neste estudo e se desejar, entre em contato e vamos conversar :)

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