Não poste isso nas suas redes sociais
Muitos colegas dentistas me perguntam sobre o que não podem postar nas redes sociais quando forem fazer a divulgação do consultório e o que vai contra o código de ética. Essa é uma dúvida frequente entre nós dentistas e que faz com que muitos de nós deixemos de divulgar nosso trabalho por medo de alguma infração ética. Por isso, resolvi escrever esse artigo para auxiliar você na hora de fazer a divulgação nas redes sociais do seu consultório.
É inquestionável a importância do Marketing Digital na divulgação de qualquer negócio, inclusive para o Cirurgião-Dentista. Hoje em dia, quem é que não está com um celular na mão acessando o Facebook, Instagram ou fazendo pesquisas no Google? O Marketing Digital já é uma realidade há bastante tempo e cada vez mais se torna importante já que 92% dos usuários utilizam a internet para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de realizarem compras. E, ao contrário do que muitos pensam, a internet já não é mais um lugar apenas dos jovens, longe disso, até meu avôzinho está diariamente conectado fazendo pesquisas e compartilhando notícias. Ou seja, independente do seu nicho de pacientes, você pode ter sucesso sim com o Marketing na odontologia, basta fazer da maneira correta.
Sabendo que o seu potencial paciente está diariamente na internet, eu te pergunto: “Onde você precisa estar para que ele te veja?” Na internet, poxa! Se ele usa as redes sociais todos os dias, você tem que tentar estar presente todo dia também!
Mas cuidado! Da mesma maneira que a comunicação digital pode te trazer benefícios extraordinários, possibilitando a comunicação da sua clínica ou do seu consultório com o seu público, ela também pode ter um resultado desastroso. Criar uma página nas redes sociais é relativamente fácil, mas você precisa entender que o que vai determinar o sucesso ou o fracasso é o conteúdo certo, no momento certo e para as pessoas certas.
Por isso, eu trouxe algumas ações que são caracterizadas como infrações éticas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) – Cap. XVI Art.44, confira abaixo:
1.
Dar consulta, diagnóstico, prescrição de tratamento ou divulgar resultados clínicos por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
Ou seja, nada de fazer consultas pela internet, hem! É muito comum acontecer do paciente enviar fotos pelo WhatsApp querendo saber qual o tratamento terá que fazer e o valor. Aposto que já aconteceu com você. Fique atento e esteja preparado para contornar esse tipo de situação.
2.
Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas.
Esse tipo de atitude não irá te acrescentar em nada, minha dica é: faça o seu trabalho o melhor possível, e se você achar que algum colega está agredindo a lei de alguma maneira e pode ser prejudicial para o paciente de alguma forma, reporte isso diretamente aos órgãos reguladores (CRO e CFO), se o paciente reclama com você do profissional que ele estava tratando, tente contornar a situação sem falar mau do profissional. Avalie antes de falar qualquer coisa, veja se realmente o paciente tem razão e seja o mais ético possível.
3.
Divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, desde que não sejam para fins de autopromoção ou benefício do profissional, ou da entidade prestadora de serviços odontológicos, observadas as demais previsões deste Código.
Por isso, umas das primeiras coisas que você deve fazer ao decidir começar a usar as redes sociais com o objetivo de divulgar seus trabalhos, é a elaboração de um Consentimento Livre e Esclarecido que deve ser assinado pelo paciente e anexado junto a sua ficha de Anamnese. Caso você não tenha esse termo e não saiba como fazer, entre em contato comigo que eu te envio uma modelo para você adaptar aí no seu consultório ou clínica.
4.
Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas oferecendo trocas de favores, anunciar serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza ou através de aquisição de outros bens pela utilização de serviços prestados.
Ou seja, não é permitido fazer promoções e sorteios de tratamentos.
Documento completo: Código de Ética Odontológica
Acrescento ainda mais 2 ações para você não fazer nas suas redes sociais:
- Não coloque fotos de instrumentais odontológico como seringas, bisturi, fórceps. Isso pode ser muito legal e bonito para outros dentistas verem, mas se o seu intuito é atrair pacientes, saiba que mostrar essas coisas pode repeli-los para bem longe de você. Mostrar fotos de cirurgias, cortes, anestesias, sangue e suturas é ainda pior! Pense sempre naqueles pacientes que têm pavor de dentista e use isso como uma bússola para te orientar nas suas postagens.
- Tenha consistência nas postagens e nos conteúdos. Ou seja, postar com pouquíssima frequência ou então conteúdos que são irrelevantes podem prejudicar a sua marca. Para isso, basta você estudar o seu público-alvo, conhecer suas dores, o que desperta seu interesse e se conectar com ele entregando conteúdos de valor. Explore da maneira correta todos os benefícios que o ambiente digital tem a te oferecer.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo pelo WhatsApp, envie #miresponde e vamos conversar. E vamos juntos, porque juntos vamos mais longe!
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