O que posso postar nas minhas redes sociais como Dentista?
Oii, hoje eu estou aqui para te dar algumas dicas do que postar em suas redes sociais para atrair e engajar com possíveis clientes e pacientes, tornar seu perfil atrativo, gerar relacionamento, despertar o desejo em te procurar, em tratar, fazer com que você seja lembrado como referência e autoridade na área.
Pega um caderno e anota todas essas dicas, com certeza irão fazer com que você se destaque da grande maioria dos dentistas da sua área ;)
DICA 1. POSTE CONTEÚDO RELEVANTE
A melhor forma de você ter pessoas se envolvendo com a sua publicação é trazendo um conteúdo que entregue valor para o seu público, então, dentro do que você oferece de serviços você vai trazer informação, novidades, você vai educar, vai realmente ensinar as pessoas o que é considerado normal, o que não é, quais as soluções para um determinado problema. Mostre o problema mas traga a solução!
Crie conteúdo que desperte o interesse nas pessoas, explorando bastante a sua especialidade, ou o tratamento/procedimento que você queira dar mais destaque dentro do consultório/clínica. Dê dicas, fale sobre as curiosidades, desmistifique mitos...
Postagens como:
- Você sabia?
- Falso e verdadeiro
- Curiosidades
- Estudos
- Novidades (mostre que você se mantem atualizado e busca sempre trazer o melhor)
- Dicas práticas (que facilitem alguma atividade no dia a dia)
- Fale sobre os procedimentos/tratamentos (quando fazer, pra quem é indicado)
- Quebre as objeções (faça conteúdos que respondam dúvidas e medos)
- Mostre o seu dia a dia no consultório (bastidores)
- Apresente a clínica
- Traga um aspecto pessoal sobre você (caso você seja a marca)
DICA 2. APRESENTE A SUA EQUIPE
Apresente todas as pessoas que compõem a sua equipe, começando pelos dentistas que trabalham com você no consultório, apresente também sua secretária, sua auxiliar, todas as pessoas que podem ter contato com o paciente dentro ou fora do consultório.
Descreva um pouco o que cada um desempenha dentro do consultório, qual a função de cada um, ressaltando as especialidades dos dentistas e mostre que vocês tem uma boa relação.
Isso é muito bom por 2 motivos:
Quando a pessoa chegar no consultório, automaticamente irá se “sentir em casa” por ver rostos familiares e nas redes sociais o engajamento vai ser maior quando o seu paciente encontrar rostos familiares pra ele, você consegue humanizar seu conteúdo, e gerar mais conexão com as pessoas.
Mostre:
- Equipe de profissionais que atende com você
- equipe de colaboradores
- os parceiros: laboratórios, representantes
DICA 3. CURSOS, PALESTRAS
Mostre para seus pacientes e futuros clientes que você está sempre se atualizando e trazendo o que há de melhor para atendê-los da melhor forma possível. Sempre que possível, poste foto de cursos que você está fazendo, palestras que assistiu, congressos que participou, atualizações, cursos de aperfeiçoamento, especializações que está cursando, enfim, não perca a oportunidade de mostrar para o seu público toda a sua dedicação e capacitação.
Faça uma varredura em tudo que você encontrar neste sentido, não importa de quanto tempo atrás seja e uma dica bem legal é você usar este tipo de conteúdo nas quintas-feiras que é o dia oficial do #tbt (especialmente no Instagram). Use este conteúdo como lembranças, conte um pouco sobre o que foi aquilo, algo de aconteceu e que te marcou de alguma forma, enfim, não é simplesmente postar algo para mostrar um título e querer transmitir autoridade, o “x” da questão é conseguir fazer isso de forma natural e sem parecer arrogante.
DICA 4. SELFIES
Tem paciente que adora tirar uma foto, não é verdade?! Aproveite esses momentos para demonstrar a sua relação com seus pacientes e deixa claro o seu amor e carinho por eles. Tenha um cantinho agradável no consultório e vá criando uma rotina de tirar fotos com os pacientes, especialmente quando finalizar tratamentos, muitos deles adoram, mas não esqueça de sempre pedir a autorização para publicar a foto, além da documentação que precisa estar assinada e anexada no prontuário é importante antes de publicar qualquer coisa confirmar com o paciente antes para não gerar nenhum desconforto.
DICA 5. DEPOIMENTOS/COMENTÁRIOS/MENSAGENS
Você sabia que: O que as pessoas falam de você tem mais valor do que você mesmo falando? Sim, segundo diversos estudos, isso é real.
Ou seja, ao invés de ficar falando de você mesmo, do quanto você é bom, das suas qualidades e capacidades etc, sempre, eu disse SEMPRE, o que as outras pessoas falam sobre você sempre terá mais impacto e maior credibilidade do que você mesmo falando.
Por isso que depoimentos e reviews são tão importantes, porque ali tem uma outra pessoa falando de você, basta parar para perceber como depoimentos no geral chamam tanto a nossa atenção, tanto bons como ruins... Você pode ir ou deixar de ir em um determinado lugar só por conta dos comentários que estão lá.
Apesar de ser um conteúdo que não gera muito engajamento com a publicação, é um conteúdo extremamente importante, principalmente para aquelas pessoas que estão em momentos de decisão, estão precisando de provas que reforcem que estão fazendo a escolha certa ao tratar com você e nada melhor que mostrar o que s pessoas estão dizendo sobre você e como estão satisfeitas com o tratamento.
DICA 6. ANTES E DEPOIS
Sim, agora os Dentistas, possa física, estão liberados!
Segundo a resolução 196/2019 os pontos que mudaram estão relacionados à divulgação de selfies e imagens relativas aos diagnósticos dos pacientes. O CFO explicou que essas alterações foram realizadas em face, principalmente, do avanço e da força das mídias sociais – que têm se tornado um canal muito importante para a divulgação dos dentistas e atração de novos pacientes.
»» Não se esqueça de que é necessário ter a autorização do paciente (termo assinado aceitando a divulgação de suas imagens nas redes sociais, em material didático – no caso de você ser professor ou convidado para participar de algum evento). Este documento é extremamente importante e deve estar anexado no prontuário do paciente, de preferência, tenha uma cópia escaneada e salva num serviço de nuvem, caso aconteça algo com o físico.
Tome todos os cuidados, obedeça as exigências e aproveite este recurso ao seu favor! É sua chance de mostrar seu trabalho, capriche na qualidade das imagens, seja ético e esteja nas normas!
»» Importante ressaltar que pessoas jurídicas, até o momento, não estão liberadas de postar imagens de antes e depois, mas calma, não precisa entrar em pânico e achar que não terá resultado algum só porque não pode mostrar antes e depois, mostre e foque no RESULTADO!! Sim, é importante mostrar a transformação, mas o que mais as pessoas querem ver é a transformação e você pode mostrar isso em imagens separadas, não precisa ser necessariamente uma imagem lado a lado, chame a atenção pelo benefício, pela saúde, pela beleza, pela felicidade. Utilize postagens em carrossel ;)
»» Também é importante lembrar que não é permitido postar imagens/vídeos realizando o procedimento, mostrando as etapas que estão sendo realizadas durante o tratamento.
Então, pra que você não tenha problemas e não seja surpreendido por notificações pelo Conselho, siga a regras e aproveita este momento para verificar suas redes sociais e ver se está tudo de acordo.
DICA 7. DATAS COMEMORATIVAS
Esta é outra ideia muito legal e que muitos deixam passar.
Praticamente todos os meses temos datas comemorativas de algo, não é mesmo?
Só alguns exemplos:
- Volta às aulas
- Férias
- Carnaval
- Dia da mulher, dia das mães, dia dos namorados
- Dia dos pais
- Prevenção câncer (boca, mama, etc) ... e por aí vai.
Claro que nem todas as datas irá fazer sentido para o seu público, por isso é muito importante que você se planeje antes. Pesquise todas as datas comemorativas relacionadas à saúde, veja o que você pode explorar e trazer um conteúdo legal para a sua página, faça um calendário com as postagens que você fará naquele mês e coloque lembretes para 1 mês antes para que você possa se organizar, preparar campanhas, eventos e pensar em algo que movimente o consultório. Assim você não é pego de surpresa e não deixará passar nenhuma oportunidade de estar presente.
Então é isso, eu acredito que depois de todas essas dicas, assunto é o que não vai te faltar :D Bora colocar a mão na massa?
Ah, caso queira saber também o que NÃO POSTAR NAS SUAS REDES SOCIAS, clique aqui.
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