Preciso divulgar meu consultório odontológico. Que tipo de Marketing posso usar? Qual a melhor estratégia?
Essa é uma dúvida muito comum, especialmente para quem está começando no consultório ou então precisa captar novos pacientes. Então, quais as principais diferenças entre os tipos de marketing e qual estratégia traz o melhor resultado?
Podemos dividir o Marketing em 2 tipos: o tradicional e o digital.
TRADICIONAL:
É o marketing como a maioria das pessoas conhece: abrange desde grandes anúncios veiculados no horário nobre da TV (que custam milhões) a pequenos panfletos distribuídos nos semáforos (com um custo muito mais baixo e acessível à maioria das empresas).
»» Como divulgar? TV, rádio, panfleto, outdoor, revista, jornal, fachada, brindes (calendário, caneta, chaveiro, necessaire etc)
»» VANTAGENS e DESVANTAGENS:
- Grande visibilidade, mas não é seletivo: principalmente nas campanhas feitas na televisão e em Outdoor a visibilidade é enorme! Imagina quantas pessoas podem ver o seu serviço através de uma propaganda ou um outdoor numa estrada bem movimentada! Porém, esse grande número de pessoas não é seletivo, ou seja, pode ser que a maioria não se encaixe no seu público-alvo e não tenha real interesse no serviço que está sendo apresentado.
Então, se possível, procure meios de nichar a sua propaganda: ou seja, apareça principalmente para quem está perto de você, aí boas opções são: jornais de bairro, revistas com temas específicos, rádios comunitárias, parceiros da área da saúde. Por serem menores, costumam ter um custo mais baixo e ao mesmo tempo uma melhor eficácia já que as chances de chegar até as pessoas certas são maiores.
- Alcance em lugares sem internet: é difícil imaginarmos hoje um lugar que não tenha internet, certo? Principalmente nos grandes centros urbanos... Mas ainda é uma realidade em alguns locais e somente com o marketing tradicional é possível alcançar visibilidade nesses locais sem acesso à internet ou televisão.
- Atingir um público de mais idade: apesar deste público estar cada vez mais presente no mundo digital e inserido nas novas tecnologias, muitos ainda não tem o costume de acessar a internet e, quando o fazem, não confiam no que veem por lá, claro que este índice também está relacionado com a classe social, tudo precisa ser calmamente estudado e analisado. Portanto se o seu público-alvo for de pessoas da maior idade, o marketing tradicional deve ser levado em consideração e analisado juntamente com outras características.
- Realidade: para muitas pessoas a sensação de tocar algo, ser tangível, o torna mais confiável e real em comparação a campanhas feitas na internet, por isso, à um tendência, por parte de algumas pessoas a confiar mais em empresas que também veem em meios tradicionais como TV, rádio e materiais impressos, talvez você já tenha ouvido algo semelhante alguma vez, e isso ainda é uma barreira para algumas pessoas.
- Duração: o material impresso ainda oferece a vantagem de durar mais tempo. Um flyer pode ficar vários dias na casa ou escritório de uma pessoa, e isso é muito interessante porque pode ajudar a lembrar a pessoa sobre alguma decisão que ela pode ter e também, outras pessoas que convivem com esta pessoa pode ver aquilo e se interessar. Uma revista pode ficar meses em salas de espera, fazendo com que o anúncio da sua marca atinja mais pessoas por um período longo de tempo. Por isso é tão importante se atentar a sua papelaria, ao que você entrega ao paciente quando ele faz uma avaliação com você, porque isso terá o mesmo efeito, aproveite oportunidades!
- Desperdício de material e poluição: atualmente questões para resguardar o meio ambiente sem sido muito discutidas e diversas ações tem sido criadas para diminuir a poluição ao meio ambiente, por exemplo a distribuição de panfletos. Há vários lugares em que essa prática já não pode mais ser adotada, tanto por questões éticas da profissão, quando pelo meio ambiente. Com certeza você já viu panfletos jogados na rua, bueiros entupidos e cheios de papel, estou certa? Infelizmente isso acontece. Então, antes de mandar fabricar um monte de material, verifique a legislação na sua região e também o que consta no código de ética odontológica acerca da divulgação.
- Não criar uma relação antes de tentar fazer a venda: Neste tipo de marketing dificilmente você conseguirá criar uma relação com o possível cliente. As campanhas não são flexíveis, você não pode ficar mudando toda hora a divulgação e mesmo se fizesse, quem garante que você atingiria as mesmas pessoas? O mesmo acontece com os panfletos, geralmente são impressos enormes quantidades e depois de impresso você tem que gastá-los. Mesmo que o designer, a chamada, o conteúdo em si não tenha ficado legal, ou você pára alí, joga tudo fora e faz outra campanha e manda imprimir de novo, ou você usa tudo para aí fazer outra... Nesse tipo de marketing você não terá a flexibilidade de não perder nada, dificilmente tudo sairá como o desejado.
DIGITAL:
O Marketing digital é todo tipo de ações de comunicação feitas num ambiente digital, como: publicações nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, Google, YouTube, Twitter), E-mail, Site etc.
VANTAGENS:
- Em geral é um Marketing de conteúdo, e o que isso significa? O marketing digital possibilita que criemos um vínculo com nosso público-alvo, entregando conteúdo que seja relevante para essas pessoas, dicas, informações, nos apresentar como profissionais, fazer com que pessoas interessadas no nosso serviço nos conheça e se conecte com a gente antes mesmo de consumir o serviço, para aí então oferecermos algo.
- Maior Segmentação: através de campanhas online é possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo do seu consultório/clínica (caso haja mais de um), indo muito além dos itens padrão como faixa etária, cidade e classe social. No marketing digital é possível segmentar ao extremo: desde hábitos de consumo até gostos e locais que essas pessoas frequentam. Um exemplo bem legal dentro da Odontologia é para os Odontopediatras, que podem segmentar suas publicações para mulheres grávidas, com recém nascidos e crianças pequenas. A segmentação é tamanha que se você quiser anunciar apenas para usuários do Facebook/Instagram que tenham um Smartphone X ou Y, DÁ!!!!!
- Grande Alcance: não existem barreiras online, então a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo. Se você está localizado em uma região/cidade estratégica, por exemplo: se a sua região recebe muitas pessoas de cidades vizinhas para trabalhar, você pode alcançar essas pessoas com a sua campanha, só é preciso saber como segmentar seu público.
- Rápido e menor custo de produção: ao contrário dos meios off-line (jornal, panfletos, revistas) que podem levar dias desde a confecção da arte, aprovação e impressão, dependendo do tipo de campanha que você irá fazer, em questão de minutos ela já estará ativa e alcançando pessoas. Além disso, com o Marketing Digital você pode economizar custos com designer de arte e empresas gráficas, isso se você optar em criar seus próprios conteúdos.
- Mensurável e ajustável: é possível medir os resultados com precisão e em tempo real, acompanhando quais ações estão gerando resultados positivos e se perceber que uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente, impedindo que a empresa perca dinheiro em uma ação que não está tendo resultado.
- Poder de Viralização: se a empresa tiver um bom conteúdo, as chances de as pessoas compartilharem com amigos e conhecidos é enorme. Isso aumenta a exposição da marca, impactando um público novo e diferente, com um custo muito baixo, é o famoso “boca a boca”, só que digital.
Marketing Digital x Marketing Tradicional: qual escolher?
O ideal é ter uma campanha de marketing 360 graus, ou seja, que combine o marketing tradicional e o digital. Desta maneira, você vai conseguir reforçar a marca da empresa em diversos meios e atingir um público ainda maior.
A linha de comunicação deve ser a mesma em todos os meios, para que o cliente lembre da sua marca. Marcar presença em diversos meios também dá uma maior credibilidade à marca, pois mesmo nos dias atuais muitas pessoas ainda não confiam totalmente na internet, pense em como marcar presença na cabeça nas pessoas de diferentes formas e locais.
Para melhorar ainda mais sua estratégia de marketing, faça um profundo estudo sobre quem é o seu cliente ouro (paciente ideal), verifique onde ele poderá ser impactado mais facilmente e invista mais tempo e dinheiro neste meio, mas sem esquecer do outro.
O que você precisa estudar é:
- o seu negócio,
- a sua realidade,
- o seu público-alvo e ver quais ações se encaixam melhor para você.
Antes de iniciar uma campanha, você deve ter muito claro quais pessoas você quer atingir, quem é sua Persona/Público-alvo, independente de qual marketing você resolva fazer, só te trará resultado se for feito com estratégia e planejamento! Não caia na besteira de achar que hoje apenas uma maneira funciona e a outra deve ser descartada e totalmente esquecida. Como visto aqui, as duas opções apresentam vantagens e devem ser usadas de acordo com o seu negócio e seu público, portanto, tenha muito claro quem você quer atingir e teste, teste, teste, teste até encontrar o que funciona melhor para você.
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