WhatsApp como uma estratégia de comunicação com o paciente
Desde que foi lançado, em janeiro de 2010, o WhatsApp se tornou um fenômeno que mudou a maneira como as pessoas se comunicam. Os SMS perderam espaço para o aplicativo gratuito, o mais utilizado pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE e divulgada no final de 2015.
Para entender o impacto que ele tem causado na vida de 1 bilhão de usuários (segundo dados divulgados em fevereiro de 2016) pesquisadores realizaram o levantamento “WhatsApp, trabalho e comunicação” e o dado mais expressivo levantado pela pesquisa aponta que 95% dos participantes utiliza o WhatsApp no horário de trabalho, e 83% deles usa em aparelhos particulares. Além disso, 29% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas e o envio de SMS em 77% e 72%, respectivamente.
O WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo para trocar mensagens pessoais e se tornou uma das principais ferramentas do mundo corporativo atual.
Vejo que a preocupação da maioria dos colegas dentistas que me questionam se devem ou não utilizar o WhatsApp no consultório, principalmente aqueles que trabalham sozinhos, é que ao invés de ser algo que vá contribuir em estreitar o contato com o paciente de uma forma prática, ele torne-se apenas um peso e algo a mais para se preocupar no dia-a-dia.
E se eu for utilizar, como eu devo fazer?
O Whatsapp pode e deve ser utilizado para diversas situações no consultório tanto para os seus pacientes como para pacientes provenientes de uma ação de Marketing.
Podendo ser utilizado em diversas funções, por exemplo:
- Confirmação
- Marcação
- Remarcação
- Cancelamento de consultas
Utilizar o WhatsApp para realizar essas ações aumenta a chance de receber a resposta do paciente. Afinal de contas, a maioria das pessoas são acostumadas a conferir e responder as mensagens recebidas no WhatsApp diariamente.
ENVIO DE ORIENTAÇÕES APÓS DETERMINADOS PROCEDIMENTOS
Por exemplo, no pós operatório de uma cirurgia. Porém, cuidado, isso não quer dizer que você deve abandonar o uso do papel. O uso com essa finalidade deve ser feito em casos especiais e dessa forma pode ser muito útil.
AVISOS GERAIS E PERSONALIZADOS
Enviar avisos e recados sobre algo específico, como por exemplo, mudança no horário de atendimento e recesso, podem se tornar tarefas simples e rápidas. Outra dica importante é enviar mensagens em datas comemorativas, como natal e ano novo, é outro exemplo muito interessante, muitos perdem a oportunidade de encantar o paciente enviando uma simples mensagem pelo WhatsApp parabenizando o paciente. Você já adotou esse processo em seu consultório?
COMO FERRAMENTA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA ENVIO DE CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS SEMANAIS
Através das listas de transmissão você pode enviar mensagens para diferentes grupos de clientes (pacientes, prospectos, homens, mulheres) com apenas um clique. É sempre importante deixar claro para os pacientes quais são as regras para o contato pelo WhatsApp. Você precisa saber como estabelecer uma abordagem certa a fim de não causar confusão entre o lado profissional e pessoal para o paciente.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo pelo WhatsApp, envie #miresponde e vamos conversar.
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